Luma Elora Aislin

Luma Elora Aislin
Sabá de Ostara

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

E retornamos ao Vermelho!




Presença na cultura humana


O vermelho, bem como diversas outras cores, faz parte da cultura humana desde o princípio da história da Humanidade, repleta de significados tanto positivos quanto negativos e com seu papel na comunicação.
Na cultura humana, o vermelho ganhou diversos significados e simbolismos, representando sentimentos que vão da paixão à raiva, colorindo objetos e nomeando de bandas musicais a ruas, e como as demais cores, faz parte da vida do homem desde o início de sua história, suprindo mais as necessidades psicológicas que as estéticas.
Em âmbito geral de comunicação, cada cor possui seu significado na natureza e na cultura humana. Apesar de diferentes, alguns deles são gerais e transmitem a mesma mensagem em qualquer lugar do planeta, podendo ser entendido por qualquer pessoa inserida em uma sociedade. Dependendo do contexto, o vermelho pode significar a Coca-cola, a Ferrari ou o diabo. A razão para isso é o destaque que o vermelho dá no Ocidente por ter sido uma cor mais difícil de ser obtida através de meios naturais. Um dia símbolo de poder e riqueza, o vermelho teve seu significado modificado com o passar dos anos.
Como uma das sete cores do arco-íris, o vermelho representa uma das sete notas musicais, um dos sete céus, um dos sete planetas, um dos sete dias da semana e assim por diante. Simboliza um dos elementos vitais, o fogo; a dimensão horizontal, mais clara a oriente e mais escura a ocidente; e é visto como elemento fundamental da vida e da sensualidade feminina. Como o sol, incita a ação, é tônico, forte e brilhante. Quando claro, representa o lado masculino e quando escuro, o feminino, noturno, secreto; e os mistérios da vida. Diz-se que ele seduz, encoraja e provoca; alerta, em forma de sinais - como os de trânsito -, proíbe e inquieta. Convida à casas de tolerância, transgredindo proibições e atiçando pulsões sexuais e de instintos passionais. Acredita-se que uma mulher vestida de vermelho jamais seria vista como inocente. Representante da carne e da possessividade, o vermelho é o glamour do tapete vermelho. No ser humano, dizem, é a cor que provoca o aumento da pressão arterial, da pulsação e do ritmo respiratório.
O vermelho simboliza o fogo central, o ser humano e a terra. Para a alquimia, é o homem universal e o sangue da imortalidade. O chamado vermelho sagrado é a cor da alma, do coração, do esoterismo e da ciência. Relacionado a mares e oceanos, nomeia-os sob o mesmo simbolismo - o ventre, no qual vida e morte se transmutam. Na morte, de acordo com Artemidorus, é púrpura e sombrio. O vermelho é duo e ambíguo; é visto como puro e impuro. Quando varia ao vivo, é ativo, belo, generoso e juvenil. É dito símbolo da vitalidade - na África, as mulheres tribais se pintam de vermelho antes de seus casamentos e ao que nascem seus primogênitos. Símbolo de vida e morte, é a cor da guerra e da devastação (fogo e sangue), e a cor da salvação (Cruz Vermelha).

Nenhum comentário: