Luma Elora Aislin

Luma Elora Aislin
Sabá de Ostara

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Vermelho uma enorme pitada.....




Na sociedade

"O tecido não é tingido de vermelho por acaso. Você usa o vermelho por específica razão, seja por amor, fertilidade ou felicidade - Você deu razão ao vermelho." Rebecca Stevens, curadora da exposição Red.[56]
Na bandeira portuguesa, o vermelho é o incentivo para a vitória.
No Judaísmo, o vermelho é a cor da bandeira da família Esaú.
Inserido na sociedade com o provável primeiro intuito de representar as caçadas durante o período da Pré-história, o vermelho, no Japão, é a cor que representa a sub-liderança, sendo o segundo mais forte na ordem hierárquica dos heróis de tv. Nas artes marciais, é uma das faixas mais difíceis de serem atingidas: No judô e no karatê, por exemplo, o vermelho indica os últimos estágios do aprendizado do lutador. Historicamente, acredita-se que a predileção pelo vermelho nestes casos tenha vindo de uma importante batalha entre clãs japoneses, na qual os Heike usavam de bandeiras avermelhadas para representá-los. O taekwondo é outro estilo de luta que utiliza do vermelho como último estágio antes das graduações pretas, tidas como as mais elevadas, ao passo que para o jiu-jitsu, o encarnado é a cor da faixa mais importante, utilizada apenas pelos decanos. Ainda enquanto colorindo vestimentas, esta cor é usada nas becas de ciências humanas para os formandos brasileiros.
Na história do simbolismo do vermelho nas vestimentas está a presença forte de Louis XIV, rei da França, que colocou o vermelho em cada uma de suas peças, em particular em seus sapatos e calças, para ressaltar suas pernas. Logo, esta cor tornou-se sinônimo de nobreza, foi chique, chamativa e cara, já que a tonalidade ia do México para o país europeu e somente os ricos tinham dinheiro para vesti-la. Madame de Pompadour, tempos mais tarde, continuou a popularizar a cor, revestindo sua casa com ela, em sofás e camas; Conta a história que Pompadour inclusive faleceu em uma poltrona vermelha e branca. De acordo com curadores, o vermelho também foi a cor dos poderosos: Em algumas nações e por algum tempo era proibido que classes comuns a vestissem.
O vermelho também possui seus significados para as religiões. No Cristianismo, é a cor que nomeia o Mar Vermelho, peça destacada no episódio do Êxodo de Israel conduzido por Moisés; Para a Igreja Católica, simboliza as línguas de fogo em Pentecostes e o sangue derramado por Cristo e pelos mártires, além de indicar a caridade inflamante e, junto ao branco e ao azul, ser a cor do Espírito Santo. Entre os santos, é a cor do manto de São Jorge.Já nas vestimentas de seus dignitários, é a cor distintiva dos cardeais; Para a Umbanda, o vermelho é a cor de um dos axés, que acaba por englobar o laranja e até mesmo o amarelo, cujos elementos simbólicos abarcam o sangue, o mel e o bronze; No Cambonblé, o vermelho é Exú, fértil e revolucionário; Para a  Mitologia Iorubanda  em geral, o vermelho é oposto ao branco, que representaria o lado justo.
Para o Judaísmo, o encarnado não possui um significado positivo, já que é a cor do ateísmo que representa Esaú e sua linhagem - que tentou eliminar o Messias. Em contrapartida, é também a cor consagrada a Jeová como Deus; No Budismo, o Buda de cor vermelha é chamado Amitaba, da Medicina que tem meditações próprias. Sua cor simboliza a purificação do karma dos desejos, cujo mantra desenvolve amor infinito para e por todos os seres; No segmento de algumas religiões, o vermelho tornou-se comumente a cor do mal e do inferno, em particular para os católicos.  Apesar disso, no Satanismo, o vermelho destaca-se apenas por ter sido a cor do manto que vestiu a primeira criança batizada nesta religião, chamada Zeena; Para as religiões pagãs como a Wicca, o vermelho possui também significados. Nesta citada, a cor possui múltiplas denotações: saúde, energia, potência sexual, paixão, amor, fertilidade, força, coragem, vontade de poder, aumento do magnetismo em um ritual, força para superar a preguiça e o medo, vingança, força de vontade e vitória; NaMitologia Grega é a cor símbolo de Afrodite (do amor e da beleza), além de representar também os deuses Dionísio (dos ciclos vitais), Hefesto (da tecnologia) e Ares(da guerra).
Para a Astrologia, cada cor simboliza uma energia diferente e através delas é possível evocar estas energias em processos mágicos, usando velas, incensos, amuletos e pedras. A ágata vermelha, por exemplo, é purificadora do corpo, atrai a boa sorte e possui função energética.Nesta pseudociência, os signos de áries e escorpião são regidos pelo vermelho.
Na política, o vermelho é constantemente associado à revolução. Primeiramente empregado em 1871, na Comuna de Paris - com intuito revolucionário - acabou por tornar-se a cor representante dos comunistas e dos esquerdistas. Simbolizando o materialismo, a ação e a transformação, o vermelho foi adotado como cor da revolução, opositora ao branco, cor da direita, tanto na Revolução Francesa quanto na Revolução Russa; foi a favorita de Karl Marx e Émile Zola; e representou a extinta União Soviética e o Exército Vermelho; fez ainda parte do nome "botão vermelho", temido durante a Guerra Fria, já que representaria a extinção da humanidade através de explosões nucleares. Hoje colore as bandeiras de muitos partidos políticos, como o brasileiro Partido dos Trabalhadores (PT).
Ainda política e historicamente, é também cor presente em diversas bandeiras nacionais. Na alemã, as três barras foram inspiradas na revolução de voluntários contra o domínio de Napoleão; na holandesa, ao que consta, não possui nenhum significado, enquanto na francesa, é a cor que representa o povo; Já na bandeira portuguesa, o vermelho é a cor que incita a vitória, é combativa, quente e viril.
Reconhecidamente uma cor de alerta na natureza, representando perigo para muitos animais, o vermelho também é empregado como cor em veículos de emergência - polícia, corpo de bombeiros e ambulâncias. Todos envolvendo a tentativa de salvamento e proteção da vida. Em situações de urgência, perigo e que requerem ações rápidas, o vermelho é a cor ideal para estes contextos, já que estes seus significados são, além de naturais, antigos. Inclusive, conta a história de que deixava-se uma pessoa vestida de vermelho em frente à casa de um devedor para alertá-lo e apressá-lo de seu compromisso.
Entre as muitas outras aplicações do vermelho na cultura humana, está sua presença como cor tradicional do Natal. De valor não apenas simbolicamente religioso, o vermelho, junto ao verde, é a principal cor, da roupa do Papai Noel à bola que enfeita as árvores;Para o feng shui, é a cor do elemento fogo e da estação sazonal do verão. É a cor do sangue, da vida, da força e da energia vital ao seu máximo. Representa o yang e deve ser utilizada em ambientes de interação, como salas de jantar e estar. Contudo, de acordo com esta corrente de pensamento, é aconselhado que não se use o vermelho em locais de repouso (como o banheiro) ou cujos elementos sejam outros, como a água;
Cquote1.svgSe o Diabo é a tentação personificada e a Coca-Cola é a tentação engarrafada, então eles precisam chamar a atenção.Cquote2.svg
— Farina, Modesto, em seu livroPsicodinâmica das Cores em Comunicação

Nenhum comentário: