Luma Elora Aislin

Luma Elora Aislin
Sabá de Ostara

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Vermelho na sociedade...continuação....



O vermelho, dono de diferentes significados, é utilizado para atrair a atenção em vários sentidos e segmentos. Em revistas como a Veja e a Time, o vermelho é largamente a cor utilizada nos nomes para dar destaque. No caso da revista brasileira, a preferência pela cor foi também influenciada por fatos históricos, como as épocas das revoluções e protestos; Vestindo personagens ocidentais, é a cor das roupas de super-heróis como Feiticeira Escarlate, Homem Aranha, Homem de Ferro e Superman, que atrairiam para si vários dos simbolismos do encarnado, como a mudança e a ação. O mesmo poderia ser aplicado a Hellboy, cujo vermelho ainda representaria o demônio vindo do inferno; Além disso é a cor nome da personagem infantil Chapeuzinho Vermelho, cuja capa escarlate demonstraria, segundo as generalidades de comunicação social, que a menina não seria tão inocente quanto aparentava;
O vermelho ainda nomeia bandas como a brasileira Barão Vermelho, inspirado no alter-ego de Snoopy, do Peanuts e não no aviador Manfred von Richithofen , conhecido como red baron;ruas e bairros como a Lagoa Vermelha (em São Paulo)e o Rio Vermelho (em Salvador) - de nome vindo do rio Camarogipe, que em português significa vermelho e ipê, sites como o esquerdista Portal Vermelho, página ligada ao Partido Comunista do Brasil(PCdoB); e músicas, como Vermelho, de Fafá de Belém, e filmes como o Violino Vermelho, que conta a história deste instrumento através de três séculos.
Útil, esta é ainda a cor da reciclagem. Ao lado das outras para determinados materiais, foi a escolhida para as latas de coleta de plástico. Ainda que se desconheçam os critérios para a escolha das cores, é um padrão adotado no mundo todo para a coleta seletiva voluntária. Ao redor do globo, times de futebol usam o vermelho em seus uniformes e escudos: na Europa, Arsenal, Liverpool, Manchester United, Sport Lisboa e Benfica são alguns exemplos, bem como a seleção espanhola; na América do Sul, Flamengo, Internacional(conhecido como Colorado) e   River Plate são outros; enquanto Al- Ahly, Primeiro de Agosto, F. C. Tokyo e Adelaide United seriam clubes de outros continentes. No folclore brasileiro existe uma disputa no Festival de Parintins chamado Garantido e Caprichoso, no qual o Boi Garantido tem como sua cor representante o vermelho.
Usada em propagandas e  logo tipos, como da rede norte-americana Target, o vermelho é a marca registrada da fabricante automobilística italiana Ferrari. Segundo é dito, a cor foi eleita quando a escuderia pertencente a esta fabricante começou a ser montada e cada país tinha o direito de selecionar uma coloração para as disputas de automóveis. Não demorou para carro e cor, no mundo masculino, tornarem-se símbolos de movimento, coragem, virilidade e poder. Já no universo feminino, entre os cosméticos usados, o perfume Amarige da francesa Givenchy, que possui sua caixa toda em vermelho, descreve uma mulher "meiga, carinhosa, espontânea e plenamente realizada".

Nenhum comentário: