Luma Elora Aislin

Luma Elora Aislin
Sabá de Ostara

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mais sobre o vermelho.....O vermelho na natureza.


A cor vermelha não é apenas obtida através de misturas artificiais de pigmentos; ela foi descoberta na natureza e manipulada para fins artísticos, para colorir roupas, tapeçaria e outros objetos. O vermelho pode ser encontrado na natureza em forma de pigmentos compostos de mercúrio, chumbo, cádmio, crômio e principalmente ferro. Vista ainda em óxidos naturais, é a cor de terras rubras na Índia, Inglaterra e Itália. É vista ainda como matéria corante de origem vegetal e animal, como a cochonilha, a orcina e o pau-brasil.
Na natureza, existem diversas frutas e vegetais que exibem tons avermelhados tanto em seu interior quanto em suas cascas. As frutas vermelhas, por exemplo, são ricas em antioxidantes e protegem músculos contra a ação de radicais livres. O vermelho, neste caso, indica o quão saudável é a fruta: quanto mais intenso o vermelho, melhor. Para as frutas que apresentam esta coloração, a intensidade do vermelho ainda representa maior quantidade de açúcar. Os legumes também apresentam licopeno, ácido elágico e antocianina, e auxiliam no combate a doenças como o câncer. O rubro, para frutas e legumes como morango, cereja e pimentão vermelho, é obtido devido a antocianina, sensível a mudança do pH, que quando ácido, mostra-se vermelho; e ao ácido elágico, que além de protege-los contra pragas, vírus e bactérias, é ainda responsável pela atração de insetos que irão polinizar as frutas.
As flores que exibem a coloração avermelhada apresentam uma substância cromogênica flavonóide, que reflete esta cor. Em animais, o que determina a coloração da pelagem e das penas, bem como as escamas dos peixes, é a genética ou os alimentos que eles consomem, devido a presença de substâncias pigmento - entre elas o carotenóide, comum na cenoura e em crustáceos. Na fauna, o significado do vermelho mais largamente conhecido é o de perigo, o que mantém certos animais longe de outros, para proteção. Entre os animais que exibem essa coloração estão a raposa-vermelha, a joaninha, a Latrodectus hasseltii, algumas estrelas-do-mar, a arara, o peixe-vermelho, a lula e a Agalychnis callidryas (de olhos vermelhos).
No corpo do ser humano e de outros animais, a cor do sangue é o vermelho, que colore ainda os músculos graças a circulação. Esta coloração é obtida devido a um tipo de célula encontrada em abundância, chamada glóbulo vermelho ou hemácea. Estes glóbulos não possuem núcleo e conseguem armazenar grande quantidade de hemoglobina, que se liga a moléculas de oxigênio e gás carbônico. Quando amadurecidas, estas células aproximam-se de átomos de ferro, o que lhes aumenta a capacidade de se ligarem a átomos de oxigênio, gerando a coloração vermelha e permitindo o transporte de gás e a oxigenação de tecidos. Entre as principais curiosidades que acontecem no corpo de alguns animais, incluído o ser humano, é a coloração avermelhada dos olhos dos albinos. Isso acontece por ser possível ver-se suas artérias através de seus olhos, que apresentam certa transparência, o que dá a impressão dos globos oculares serem avermelhados. Especificamente nos seres humanos, o vermelho é a cor do rutilismo, largamente conhecido através do nome ruivo, cujos pelos e cabelos vermelhos são causados por mutações nos genes recessivos MC1R de ambos os pais.


 Marte é conhecido como o planeta vermelho devido a abundância de óxido de ferro em sua atmosfera.
Esta cor também possui outros significados encontrados na natureza. Um deles é quando na relação entre os sexos: Em pesquisa realizada pela Universidade de Rochester, o vermelho é preferido pelas fêmeas e mulheres na busca por um parceiro, o que levou o status do carmim a de cor sexy. O comportamento de mulheres de variadas nações foi estudado e chegou-se à conclusão de que o vermelho é, além de atrativo sexualmente, uma cor que representa status elevado e gera confiança. Além destes resultados, foi descoberto que o vermelho faz com que as fêmeas primatas prefiram os machos de mais alto grau disponível, já que estes apresentam a cor em sua pele. Importante também é a relação desta cor com a intimidação. Em estudo realizado por neurologistas e antropológos, estabeleceu-se um padrão de precaução no comportamento de macacos da espécie rhesus: Quando alimentados por pessoas vestidas de vermelho, portavam-se de modo receoso. O resultado estabeleceu que o vermelho significaria perigo e impunha o respeito de um animal mais forte e talvez ameaçador, além de indicar que o vermelho poderia influenciar o comportamento humano nos mesmos moldes - intimidando. Atrelada a estas pesquisas, esta também a constatação de que o vermelho é capaz ainda de gerar os aumentos da rapidez e da sensação de força por um curto período. No reino animal, esta reação ao vermelho é instintivamente protetora (já que o vermelho representa perigo), enquanto que para os seres humanos serve para atividades de explosão, como o levantamento de peso.
Entre os minerais que exibem o vermelho, o mais conhecido e também uma pedra preciosa é o rubi. Esta pedra possui várias características, mas relacionadas a sua cor existem poucas peculiaridades. Sabe-se que ela é uma espécie de irmã gêmea da safira, diferenciando-se desta apenas na cor. Enquanto a safira exibe diversas variações, o rubi é encontrado apenas na coloração avermelhada pura ou com manchas em outras cores. Sendo uma das pedras mais duras da natureza, se forma do corundum, um composto de alumínio e oxigênio e tem seu vermelho obtido graças a impureza dada pelo crômio. Outros minerais encontrados são o cinábrio, composto por sulfeto de mercúrio; e a andradita.
No universo, Marte é chamado de "planeta vermelho" devido a cor avermelhada impregnada em sua superfície por causa da abundância de óxido de ferro ali presente. Objetos astronômicos que estão se afastando de um observador apresentam um chamado desvio para o vermelho. A superfície de Júpiter possui uma Grande Mancha Vermelha, uma área em forma de bola de futebol americano localizada ao sul do centro do planeta. Os astrônomos acreditam tratar-se de algum tipo de tempestade. Relacionadas ao encarnado, existem também as gigante vermelhas - fase pela qual, segundo teoria, todas as estrelas passam um dia. Nesta etapa, o hidrogênio se esgota e a estrela passa a queimar por meio de pulsos rápidos outro elemento, o hélio. Essa mudança gera modificação na coloração e no tamanho, apresentando-se avermelhada e maior.

Nenhum comentário: