Luma Elora Aislin

Luma Elora Aislin
Sabá de Ostara

sábado, 16 de agosto de 2008

IMBOLC, Festival das Luzes.



Imbolc é um termo arcaico que significa " em leite ".
Homenageamos Brigid, a Deusa céltica do fogo. No auge do inverno, os povos antigos permaneciam a maior parte do dia dentro de seus abrigos, aquecido pelo calor das fogueiras. A constante presença em seus abrigos despertou a necessidade de purificação do ambiente.
A partir daí, as bruxas herdaram o costume de purificar o astral de suas casas com a vassoura mágica. O ambiente físico também é limpo, separando os objetos e as roupas que não são mais usados para doar a pessoas que podem aproveitá-los melhor, ou jogar fora se não tiver mais utilidade.
Imbolc é a festa da luz e renovação. É também uma época propícia para iniciar as novas bruxas na Tradição. Homenageamos o Sol que está gradualmente retornando, enquanto a Terra vai aos poucos se tornando fértil. O Deus Cornífero se torna um jovem sedutor...
Imbolc é um Sabath também conhecido como Imbolg, Camdlemas, Dia de Brigid, Festa de Pã, Lupercalia, Dia da Noiva ( este para o Hemisfério Norte).
Ele ocorre em 30/07 ou 01/08, e é a época em que o Deus se põe de lado, em favor da Deusa, e ocorrem as primeiras plantações. E o tempo de a Deusa Terra preparar-se para a volta de Seu consorte, o Deus Sol. Acendem-se muitos fogos rituais Imbolc, simbolizando o nascimento, a cura e a inspiração, e uma vela acesa deve ser levada através de cada cômodo da casa.
Estes ritos têm o objetivo de banir as trevas e encorajar o retorno da luz do Sol e do calor da primavera que virá.
É feito em homenagem à Deusa Brigit, que é considerada a deusa do fogo e a padroeira dos ferreiros, poetas, casamentos e curadores.Por ser conhecida como Noiva, confere sua proteção a qualquer mulher que vá casar-se, chamando-se a mulher de noiva, justamente em homenagem a Ela, Brigit.
Um dos principais símbolos de Imbolc é a Roda das Velas, um pequeno círculo de velas acesas, que pode ser carregado para dentro do círculo ritual ou usado como adorno na cabeça da Suma Sacerdotisa.
A Boneca de Grãos é outro símbolo do Imbolc e é feita de feixes de grãos do ano anterior, torcidos ou entrelaçados para representar um afigura simbólica da Deusa.
A figura então é postaem uma pequena cama na noite de Imbolc, a fim de esperar a vinda de seu Consorte, o Deus Sol.
Outro costume da ocasião é " Cruz de Brigit", feita com palha entrelaçada para ser pendurado na casa, trazendo proteção.
É uma época realmente feita para limpeza espiritual, purificação e iniciações, como também para renovar os votos de dedicação ou consagração à Deusa.
As sempre-vivas e os salgueiros são plantas tradicionais do Imbolc, e as cores típicas para a vela do altar são rosa e verde claro, ou até vermelho, laranja e amarelo.
Objetos do altar podem incluir nozes e sementes, espigas de milho, grãos em geral, etc...
Flores brancas, para enfeitar o altar.
Alimento Pagão deste Sabath: laticínios, pratos bem condimentados, sucos e bebidas de aroma forte.
Incensos: manjericão, rosa, mirra, glicínia
Pedra: ametista, granada, ônix e turquesa

Nenhum comentário: